Retrospectiva 2020: as conquistas e projetos da Agência Tatu neste ano | Agência Tatu de Jornalismo de Dados

Retrospectiva 2020: as conquistas e projetos da Agência Tatu neste ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Este foi um ano imensamente desafiador para todos, mas também de muuuitas conquistas para a Tatu. Finalizamos 2020 com o sentimento de dever cumprido e bastante realizados por tantos projetos legais que colocamos no ar. No ano em que celebramos o nosso terceiro aniversário – com muito orgulho -, conquistamos investimentos fundamentais, que nos permitirão fazer um trabalho ainda melhor. 

Sim, porque empreender no jornalismo em Alagoas é um desafio imenso e a cada mês precisamos nos reinventar para não só produzir um conteúdo de qualidade, mas também ajudar a pagar os boletos dos colaboradores que tanto se dedicam a este projeto. Ah, e a gente não pode deixar de agradecer a você que esteve conosco ao longo deste ano.

Veja abaixo as principais conquistas e projetos da Tatu em 2020:

Onde tem álcool em gel?

No iniciozinho da Pandemia, colocamos em prática um dos eixos principais do nosso DNA: utilizar o elo do jornalismo e os dados como ponte para o serviço à sociedade. Assim, lançamos em 23 de março a plataforma Onde tem álcool em gel?, ferramenta que ajudou os maceioenses a encontrarem, em tempo real, os estabelecimentos da cidade que ainda tinham o produto no estoque.

Só pra você ter ideia do impacto que causou, em apenas dois dias, a plataforma teve o dobro de acessos que tivemos no nosso site durante todo o ano de 2019. A ferramenta só foi possível com a liberação dos dados de todas as notas fiscais emitidas em Alagoas e fornecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Alagoas Sem Fake

No final de março iniciamos uma importante parceria com o Governo de Alagoas, onde nasceu o Alagoas Sem Fake, uma iniciativa fundamental para o momento difícil que estava se iniciando no Estado. Durante quase cinco meses, ajudamos a produzir dezenas de checagens de fatos sobre conteúdos difundidos nas redes sociais a respeito da pandemia da Covid-19. 

E teve de tudo, viu? Desde suco milagroso de inhame, água de coco e maçã que curava do novo coronavírus até o uso prolongado de máscara de proteção causar intoxicação. Ambas as informações são falsas, claro.

Monitor Covid-19

Em abril iniciamos um grande mapeamento com vários indicadores sobre a situação da Covid-19 em Alagoas. O Monitor apresentou a evolução dos casos e óbitos no Estado e nos 102 municípios alagoanos. A ferramenta foi descontinuada em novembro, mas será reativada no início de janeiro de 2021.

Edital de Economia Criativa

Em agosto fomos aprovados na categoria Editorial no Edital de Economia Criativa promovido pelo Sebrae/AL e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), conquistando um recurso de R$ 20 mil para investimento no projeto da Tatu, além de recebermos importantes treinamentos e mentorias.

Startup Lab do Google

E a nossa mais importante conquista do ano foi estar entre as dez startups de jornalismo do Brasil selecionadas para o Startup Lab, programa de aceleração de empresas jornalísticas do Google News Initiative. Até abril de 2021 vamos receber mentorias, treinamentos, workshops e um financiamento de até US$ 20 mil dólares para serem aplicados no desenvolvimento da Tatu.

Eleições 2020

Fizemos uma cobertura especial das Eleições 2020 com conteúdo exclusivo no site e redes sociais. No total, produzimos 16 matérias utilizando dados públicos, como a dos candidatos milionários em Alagoas que receberam o auxílio emergencial e os candidatos a prefeito de Maceió mais buscados no Google.  

Prêmio Sinturb

Em novembro, ganhamos o sétimo prêmio da história da Tatu! A reportagem “Seguro por onde for” levou o terceiro lugar no prêmio Sinturb de Jornalismo, na categoria Texto Reportagem. A matéria contou como ações voltadas à segurança do transporte público em Maceió fizeram passageiros e rodoviárias se sentirem mais seguros, em uma cidade que antes registrava mais de 100 assaltos por mês nos transportes coletivos.

Assim foi o nosso 2020, um ano difícil, mas também de muitos desafios e conquistas. Em 2021 esperamos contar com vocês para um ano de muito mais conteúdo e projetos legais! 

Por Lucas Thaynan, cofundador e diretor de visualização.

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.